sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Educação

Muito se tem falado sobre evasão escolar, repetência e outras mazelas que ocorrem na Educação, principalmente na Escola Pública, sendo o corpo docente citado por todos os críticos de plantão, como o único responsável por tudo de ruim que nela ocorre. Sabemos que há docentes descompromissados, todavia, não é por esse motivo, que a Educação vai mal.
O mal que aflige a Educação será curado quando: o Poder Público cumprir com o que é prescrito em Lei, suprir as carências de material didático, acompanhar a evolução da tecnolgia, utilizar na Educação os recursos que a ela são destinados, proporcionando cursos de capacitação, que servirão para melhorar a qualidade do ensino ministrado, pagar um salário digno aos que labutam na Educação; qundo o(a) discente entender que estudar é fundamental para melhor acompanhar as matérias; que o ensino é a alavanca que o fará crescer como pessoa e que a cada dia novos conhecimentos são produzidos, sendo necessário acompanhá-los; que ir à escola não é apenas um passatempo; quando o(a) docente descompromissado entender, que no mundo da informação instântenea, da comunicação sem fronteiras, da revolução do conhecimento e da permanente adaptação ao novo, não há lugar para os que estacionaram; quando a família entender que é também parte importante e que sem a participação dela não haverá aprendizado, pois cabem a ela cabe a cobrança. Resumindo, haverá Educação de Qualidade, quando Família, Discentes, Docentes e Poder Público entenderem que "EDUCAÇÃO É TUDO".

Um comentário:

  1. Não se faz educação de forma unilateral, isolada e individual; educação é algo coletivo, por isso esse texto é tão verídico!! O problema é que todos os atores envolvidos sabem "a receita", entretanto nem todos cumprem sua parte.

    ResponderExcluir