domingo, 6 de fevereiro de 2011

Motivação e Autoestima

Por questões de saúde pela primeira vez em onze anos fiquei de fora da Jornada Pedagógica e na tentativa de manter-me antenado recorri à internet, mais precisamente ao Portal Fala Cidadão, onde estava postado O Professor Empreendedor e o tema da palestra: Letramento. Segundo a Wikipédia, letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. Um bom tema, notadamente, quando sabemos que a maior parte dos(as) discentes, não são dados ao uso da leitura por diversos fatores. Temos observado que há alfabetizados(as) mas, não letrados(as) porque não conseguem interpretar, entender o que leem. E aí, cabe ao corpo docente executar essa transformação, diversificando os textos. Porém o poder público terá que fazer a sua parte, pois não somente com livros o corpo docente irá trabalhar. Sabemos que hoje aí estão a internet, os blogs, o twitter, o e-mail, assim as escolas deverão estar munidas dessas ferramentas que são fundamentais para o letramento.
Feito esse preâmbulo quero entrar no que chamou a minha atenção, quando da leitura do artigo. O Diretor do Departamento Pedagógico da SEMED, citado pelo articulista do Portal, disse que preferiu mexer com a motivação e a autoestima do professor. Como não assisti à palestra, não posso ater-me em como foi feito o link entre o tema e a motivação e autoestima. Em um dos meus blogs está postado um texto sobre motivação e no Artigonal.com, há um artigo de minha autoria também sobre o tema em que faço um maior aprofundamento.
Motivação e autoestima dependem do cérebro e há nele uma estrutura chamada núcleo acumbente que quanto mais é ativada mais fornece prazer. Para isso o cérebro tem que considerar que algo deu certo e assim, o córtex cerebral libera dopamina que inunda o sistema de recompensa, do qual faz parte o núcleo acumbente. Para que o corpo docente esteja motivado e com a autoestima elevada, muita coisa precisa mudar no nosso sistema educacional. As escolas precisam ter os insumos necessários para um bom funcionamento, sem eles como elevar a autoestima? Como estar motivado se o ticket alimentação sai com atraso? Se os seus direitos não são respeitados? Se o 1/3 do salário de férias não é pago na data correta? Se os salários não condizem com a realidade? Se o mato toma conta do espaço escolar? Se onde há quadras a sujeira toma conta?
Resolvi escrever esse texto, apenas para que ele sirva de reflexão ao poder público, caso ele seja lido, e que a realidade acima mostrada, seja mudada. Para encerrá-lo cito Houzel (2007):
A motivação depende do mesmo sistema cerebral que nos proporciona prazer: quanto mais
ativo for esse sistema, mais fácil será encontrar estímulos na vida. Tornar os seus dias ple-
nos de satisfação com lazer, trabalho prazeroso e relações sociais e amorosas saudávéis é uma excelente maneira de manter o sistema de recompensa ativado e alcançar a autoes-
tima e a motivação necessárias ao bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário